Mudar o físico em 3 meses?

Mudar o físico em 3 meses?

Sim, é muito possível. Só não dá pra se iludir com o papo de “meter o shape” em 3 meses (sobretudo estando purin purin).

De certo modo, é uma círculo vicioso muito praticado que vemos por aí:

inicia-se o treinamento, há uma natural estagnação de resultados, acredita-se ter atingido um platô de desenvolvimento e cai no suco (esteroides anabolizantes).

Ou então, aplica-se outro círculo vicioso muito comum e semelhante ao anterior:

acreditando que nem planta cresce natural, adota-se a prática de “fazer um ciclo de 12 semanas”.

Em verdade te digo que 90% da falta de resultados expressivos se devem a não adequação das cargas de treino. Veja bem, hipertrofia depende, basicamente, de carga progressiva e total recuperação. E 90% das pessoas treinam excessivamente e não progridem nas cargas de treino.

Carga de Treino ou Volume Load, é definido como o total de trabalho produzido na sessão, multiplicando séries x repetições x peso. Ao final de uma sessão, temos uma tonelagem de carga erguida.

Apesar de não levar em consideração fatores extremamente importantes, como cadência utilizada, amplitude de movimento, qualidade da execução e ordenamento dos exercícios, a Carga de Treino é uma uma excelente ferramenta de controle e gerenciamento do treinamento.

Mas como podemos pensar em progressão, usando a carga de treino?

Você pode pensar em aumentar o peso, inicialmente, porém, isto implicaria em ter que reduzir suas repetições (se já estiver bem ajustada, é claro). E qual o problema de variar as repetições?

Bom, não é necessariamente um problema, mas um ponto de atenção e manutenção de certo nível de progresso. Aqui, chamamos de manifestação da força a forma como a força se manifesta e, variar demais as repetições, a depender da magnitude, pode fazer com que você estimule a resistência muscular ao invés da força. Não é ruim, entende? Mas muda a via de adaptações e pode produzir efeitos diferentes do esperado.

Uma melhor e mais prática opção, é a cada sessão de treino, tentar fazer 1 repetição a mais. Após realizar 3 repetições adicionais, você pode pensar em aumentar o peso e retomar às repetições anteriores. Isso se estivermos falando de tentar aumentar a carga de treino pela intensidade (fator qualitativo do volume).

Mas se falarmos de priorizar a magnitude (aspecto quantitativo do volume), podemos pensar em manter o peso e repetições, e elevar uma série ao final de 4 a 6 semanas.

A carga de treino não é sobre um exercício, mas sobre o estímulo total fornecido ao organismo, durante a sessão de treino, visando justamente o progresso contínuo.

Sacou?

Isso nos dá uma série de possibilidades para treinamento, porém, vale lembrar que realizar 1 repetição a mais, 1 série a mais ou adicionar 1kg a mais, parte da premissa da carga já estar devidamente regulada próxima da falha.

Fora deste cenário, todas as possibilidades são meramente ilusórias.

SE INSCREVA PARA RECEBER CONTEÚDO EXCLUSIVO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *