
Há muito tempo a cintura fina ou “cinturinha de pilão”, vem sendo fortemente desejada principalmente pelo público feminino.
Em contrapartida, com o passar do tempo e o avançar das pesquisas em exercício físico, os resultados obtidos por grande parte da população feminina seja justamente uma redução da linha de cintura. Ou seja, as meninas estão cada vez mais hipertrofiadas e com cada dia menos cintura, resultando em um aspecto “quadrado” de forma física.
Nos anos áureos das vendas do espartilho (que agora volta ao mercado com o nome de “Corset” usado por musas fitness), duas propagandas me chamaram a atenção, uma por dizer “Best for health, comfort, wear and finish, perfect in fit.” (Melhor para saúde, conforto, vestimenta e por fim, perfeitamente em forma), enquanto a outra dizia “The ‘very thing’ for ladies (O melhor para moças).
Levando em consideração tudo o que foi dito nestas propagandas, eu só poderia dizer que se referiam a uma coisa: A MANOBRA DE BRACING.
Bracing pode ser traduzido como “amarração (sub.)”, “suporte (sub.)” ou ainda “tonificante (adj.)”. Em ambos os 3 casos, exemplifica bem o que queremos ao realizar tal manobra, que é conferir a região do abdome forte amarração pelas musculaturas locais, e suporte para a estabilidade da coluna vertebral. E quais musculaturas seriam estas?
Transverso do Abdome – a principal musculatura atuante nesta manobra, funciona como um cinturão envolvendo toda a caixa abdominal e se conectando a linha alba (atenção ex-obesos e mulheres pós parto por conta da diástase) e funciona deprimindo as costelas e pressionado a cavidade abdominal “para dentro”, aproximando o abdome da coluna.
Oblíquos (Interno e Externo) – a musculatura oblíqua possui esta nomenclatura dado a disposição de suas fibras e, junto do reto do abdome, possuem capacidade de flexionar a coluna e auxiliar na expiração forçada (auxiliar na contração do transverso do abdome).
Transverso do Tórax – musculatura pequena e afilada, que tem sua inserção diversificada entre a 2ª e 6ª cartilagens das costelas. Funciona estabilizando a porção inferior do abdome e tem grande contribuição para a redução do ângulo esterno-costal (principal contribuinte para a redução da linha de cintura).
Reto do Abdome – assim como os Oblíquos, o reto do abdome auxiliará a contração do transverso por forçar a saída do ar (mecanismo descrito abaixo).
Bom, delimitamos aqui quais os principais músculos exigidos na manobra de Bracing, devemos portanto verificar agora sua execução e em cima disso, fazer as devidas considerações a seu respeito.
Tal exercício pode ser feito inicialmente deitado no solo em uma superfície dura e, posteriormente, prolongado para qualquer posição (sentado, em pé, deitado etc).
Após ter se posicionado com os joelhos e quadril em posição neutra (estendidos), mantenha toda a coluna alinhada e inspire o máximo de ar que for capaz até o ponto de elevar e afastar suas costelas.
Vai perceber uma aproximação do seu abdome em relação a coluna, mantenha assim e solte vagarosamente todo o ar até que as costelas se abaixem e se fechem ao máximo. Isso será suficiente para que sinta uma “pressão” próxima da pelve e na região lombar, além é claro ao redor de todo o abdome.
Algumas pessoas podem sentir também regiões como peitoral e nuca se alongando, não se preocupe, são musculaturas comprometidas se alongando para uma nova exigência. Tal manobra em momento algum deve comprometer seu fluxo respiratório, é seu abdome que deve permanecer contraído e estático por um tempo, não seus pulmões.
O que não fazer nesta manobra
Alterar as curvaturas fisiológicas da coluna – independente se você possui hiperlordose ou hipercifose ou retificação lombar, mantenha sua coluna 100% preservada, ou seja, devem tocar o solo base da nuca, região torácica e quadril, lombar e pescoço ficam isentos do contato com o solo;
Bloqueio respiratório – trata-se de uma manobra respiratória para melhor ativação das musculaturas profundas e rotas miofasciais que fornecerão todo o arcabouço necessário para estabilizar sua coluna e afinar sua cintura;
Indisciplina alimentar – manobra de bracing não vai reduzir sua gordur corporal. É um exercício, não um milagre. A manobra de bracing lhe auxiliará a mostrar o que a dieta fez, é uma parceria. Portanto foco.
Quanto tempo, quantas vezes por dia e quando fazer, são ajustes individuais que só após uma boa avaliação poderemos dizer.
Deixe um comentário