Há algum tempo a discussão da validade de treinar até a falha vem sendo posta à mesa e, há algum tempo, vem dividindo opiniões.
Em paralelo às discussões (talvez até motivados por elas), a ciência vem se mostrando cada vez mais assertiva nesta discussão, atestando que treinar até a falha ou próximo a ela, promove ganhos semelhantes em se tratando de hipertrofia muscular.
Recentemente, REFALO e colaboradores (2024) avaliaram os efeitos hipertróficos do treinamento até a falha muscular momentânea em relação a realização com repetições em reserva, isso ao longo de 8 semanas. Ao final deste período e do tratamento estatístico, puderam notar que os ganhos em ambos os grupos, foram muito semelhantes, sendo que o grupo com repetições em reserva obteve maiores benefícios exclusivamente para o reto femoral, ao passo que o grupo falha teve maiores benefícios para o os vastos.
Ou seja, está claro, translúcido e evidente que falha ou não falha muscular, vão gerar bons níveis de hipertrofia. Porém, vale destacar que ao buscar a falha muscular concêntrica e não atingi-la, é bem provável que você esteja obtendo falha do mesmo modo.
“Como assim bicho?”
A questão que pouco (ou nada) se fala, é que falha não é apenas concêntrica e excêntrica, mas também técnica. Sim, você pode obter falha por meio de ação muscular (concêntrica e excêntrica) ou por meio da demanda neural.
Explico:
Toda contração muscular, parte de uma demanda neural mediada pela carga e, quanto maior a exigência imposta pela carga, maior a demanda neural. Isso implica que, quanto mais você se esforça com elevada carga, mais fadiga pode levar ao sistema nervoso central, reduzindo a capacidade de comunicação entre sistema nervoso e aparato motor (músculos), gerando de imediato, a redução da qualidade técnica de execução.
E isso implica em que, precisamente?
Hipertrofia não é mediada apenas por desgaste físico provocado pelas repetições, mas pela sinalização neural provocada pela soma das repetições e, principalmente, da carga.
Portanto, ao pensar em falha muscular a partir de agora, pense que ela não é apenas deixar de realizar 1 ou 2 repetições porque seus músculos não respondem, mas que também perder continuamente a qualidade técnica e controle das execuções, representa um grande indicativo de sinalização hipertrófica, já que é seu sistema nervoso que controla tudo isso.
Bons treinos!!!
Deixe um comentário